top of page

Vídeo de Apresentação...

Caros irmãos,

Em 2019, o Retiro de Valença completou 10 anos. Foi um marco muito importante para nós que frequentamos e servimos no Retiro, no aspecto do nosso Sadhana tão enfatizado por Guruji.
 
Ao longo dessa década, foram muitos obstáculos, mas um número ainda maior de conquistas, com as Graças de Deus e de nossos Grandes Gurus. Dessa forma, o  querido Retiro atingiu certa “maturidade” com quase tudo que tinha de ser feito já concluído, em especial o belíssimo templo de 200m2, com vidro em toda a sua volta e vista para os três lagos e vales que o circundam.
 
No entanto, desde o final de 2018, percebemos que um novo projeto estava nascendo, e, inicialmente pensamos que se tratava de alguma expansão do próprio Retiro. Com o passar do tempo a nova ideia foi tomando forma:

- Que tal um novo Retiro, mais próximo a Salvador, de fácil acesso aos devotos da cidade e àqueles que chegam pelo Aeroporto e Rodoviária?
- Que tal ser na beira do mar, desfrutando da exuberante beleza natural de Salvador e seu vasto litoral? 
 
Vários meses se passaram, foram muitas buscas, idas e vindas... Mas, no dia 01 de março de 2019, foi com imensa alegria que anunciamos a todos que o Retiro de Valença ganhou um novo irmãozinho:
 
Retiro de Itaparica!!!
 
Para quem não conhece, Itaparica é a maior ilha da Baía de todos os Santos. Veja no link abaixo o video do novo Retiro e um mapa com a sua localização. A Ilha de Itaparica é basicamente plana, exceto por uma pequena região chamada Manguinhos (quase a fruta favorita do Mestre). Lá o terreno se eleva a uns 15 metros do nível do mar (parecido com Encinitas), aumentando sua beleza e a dramaticidade da excepcional vista à Baía de todos os Santos e às inúmeras ilhas, assim como para boa parte do Recôncavo Baiano.
 
Uma estrada asfaltada, a BA-533, também conhecida como Av. Beira Mar, leva você até a porta do Retiro em 5 minutos a partir do Terminal Marítimo de Bom Despacho, onde atracam os Ferry Boats que vêm de Salvador. São apenas 5 km até o Retiro. A propriedade tem 20.000m2, com 150 metros de frente para o mar, numa praia praticamente privativa! Lembrando  especialmente que o mar da Bahia tem águas mornas o ano todo… até no “rigoroso” inverno Baiano. A Baía provê um mar calmo, sem ondas e seguro até para crianças!
 
A casa sede tem 6 suítes com ar condicionado, um ateliê de artesanato e manutenção, piscina, parque infantil e várias árvores frutíferas, em especial (agora sim Guruji!) deliciosas mangas de várias espécies, até sem fiapo, produzidas em abundancia por suas mangueiras.
 
A propriedade pertencia a uma família muito especial que, com o falecimento do Pai, a abandonou por muitos anos, por isso há muito trabalho a ser feito em todos os departamentos - elétrica, hidráulica, esgoto, piso, telhado, pintura, forro de teto, jardins, portas, janelas, portões, moveis… (ufa!!!). Mas trabalhamos com todo o entusiasmo e conseguimos inaugurar o Retiro no final de Março/19. Aguardem mais noticias...
 
Outra novidade importante…
 
Em função da distancia de Salvador, tínhamos apenas um Retiro por mês em Valença... Mas, em Itaparica…
 
O Retiro ficará aberto 30 dias por mês, 365 dias por ano!!!
 
Não será apenas para Retiros Conduzidos mas também para Retiros individuais, Retiros com a sua família etc. Venha no dia que quiser e que for mais conveniente para você. Legal, não?
 
A beleza e a proximidade do Retiro de Itaparica abrem um leque de novas possibilidades - nossos encontros para confraternização e outras reuniões, Retiros Conduzidos por monges e monjas, local de descanso para os monges e monjas, antes e depois das Visitas Monásticas a Salvador… Estas são algumas ideias que vêm à mente neste momento.
 
Jai Gurudeva! Jai Ma!

bottom of page